Logo à frente, a professora entrou na sala do zelador e saiu com uma pá.
Depois seguiu para o pátio da escola, conduzindo os alunos até o canto mais distante do parquinho. Ali começaram a cavar. Foram enterrar seus 'não consigo'!

   Quando a escavação terminou, a caixa de 'não consigo' foi depositada no fundo e rapidamente coberta
com terra. Trinta e uma crianças de dez e onze anos permaneceram de pé em torno da sepultura recém cavada. A professora, então, proferiu louvores.

  "Amigos, nós estamos hoje aqui reunidos par honrar a memória do 'não consigo'.
Enquanto esteve conosco aqui na Terra, ele tocou as vidas de todos nós, de alguns mais do que outros. Seu nome, infelizmente, foi mencionado em cada instituição pública - escolas, prefeituras, assembleias legislativas e até mesmo na Casa Branca. Providenciamos um local para seu descanso final e uma lápide que contém seu epitáfio. Ele vive na memória de seus irmãos e irmãs 'eu consigo', 'eu vou' e 'eu vencerei'. Que ' não consigo' possa descansar em paz e que todos os presentes possam retomar suas vidas e ir em frente, na sua ausência. Amém."

  Ao escutar as orações, entendi que aqueles alunos jamais esqueceriam a lição. A atividade era simbólica: uma metáfora da vida. O "não consigo" estava enterrado para sempre.

   Logo após, a sábia professora encaminhou os alunos de volta à classe e promoveu uma festa. Como parte da celebração, a professora recortou uma grande lápide de papelão e escreveu as palavras "não consigo" no topo, "descanse em paz" no centro e a data embaixo. A lápide de papel ficou pendurada na sala de aula durante o resto do ano. Nas raras ocasiões em que um aluno se esquecia e dizia "não consigo", a professora simplesmente apontava o cartaz "descase em paz". O aluno, então, se lembrava de que "não consigo" estava morto e reformulava a frase.

   Eu não era aluno dela. Ela era minha aluna. Ainda assim, naquele dia aprendi uma lição duradoura com ela. Agora, anos depois, sempre que ouço a frase "não consigo" vejo as imagens daquele funeral da quarta série. Como os alunos, eu também me lembro de que "não consigo" está morto. Faça o mesmo você também: exclua de sua vida o "não consigo", "não posso", "não sou capaz", "nunca vencerei". Anime-se vá à luta e verá que você tudo pode.

                                                                                       "Tudo posso naquele que me fortalece".

   Que Deus abençoe abundantemente.


 


0 comentários:

Postar um comentário