Há momentos em que nos sentimos inseguras sobre a nossa vida; tudo parece estar contra nós, sugando toda a nossa força. Nos sentimos sozinhas e somos mal compreendidas até mesmo pelas pessoas mais próximas. Nessas horas, o pensamento de desaparecer é o que mais nos atrai. Começamos a perguntar o porquê, mas a resposta não vem. Então, nos perguntamos por que a fé que usamos tão poderosamente ontem não está por perto para nos ajudar a vencer as adversidades de hoje. Quando oramos, nossas palavras parecem ser muito simples para expressar o que sentimos e a única coisa que conseguimos fazer é gemer, esperando que Deus venha compreender os nossos sentimentos mais profundos. As pessoas tentam entender, mas o que sentimos é inexplicável e, se tentamos explicar, nos sentimos tolas, pois as palavras não podem descrever os nossos sentimentos. Toda mulher passa por esses momentos difíceis. Você pode ser cheia do Espírito Santo mas, se você é humana (o que eu acredito que seja), uma hora ou outra passará por esses momentos de aflição. Isto nos traz à memória um versículo que diz: "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete [...] Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração" (Ec. 7:2,3).

  Só quando nos sentimos tristes e sozinhas é que damos a Deus uma chance de agir em nós. Ninguém fica com o coração alegre enquanto se arrepende de algo errado que cometeu. Pelo contrário, no momento em que estamos nos arrependendo, lamentamos pelo que fizemos e nos sentimos envergonhadas; isso faz com que tomemos a decisão de nunca mais cometer o mesmo erro. Nessas horas de aflição, ter pena de si mesma e se isolar pelos cantos na esperança de que tudo passe não adiantará de nada. Em vez disso, devemos usar o método de auto-ajuda que tem provado ser o mais eficaz ao longo dos séculos: a oração.

  A oração é a habilidade de se comunicar com o Único que realmente pode nos ajudar nas horas difíceis. Ela funcionou e ainda funciona na vida de milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive na minha. Quando oro, gosto de pensar que sou uma menininha falando com meu pai. Não tenho que parecer madura, mas falo o que sinto, sem me preocupar com a pronúncia correta das palavras ou se estou dizendo a coisa certa. Procuro ser eu mesma diante de Deus, e isto é suficiente para Ele. Sinto-me à vontade para Lhe dizer coisas que não diria a mais ninguém, pois Ele é o Único que me entende perfeitamente.

  Nós, mulheres, perdemos muito nesse aspecto. Geralmente nos abrimos com nossas amigas e lhes contamos tudo o que se passa dentro de nós, pensando que elas nos entendem. Mas, será que entendem mesmo? A maioria dos homens que conheço acha muito difícil entender as mulheres - na verdade, acho que nem elas mesmas sem entendem. Contudo, Deus entende. Foi Ele quem nos criou e, por isso, nos conhece por dentro e por fora. Ele entende o porquê de nossas atitudes e quer que saibamos que Ele pode nos ajudar, basta que conversemos com Ele de todo o nosso coração. Não se preocupe se você não sabe orar, pois a oração não requer conhecimento algum, apenas sinceridade e fé. Se você esta orando com sinceridade em seu coração e acredita que Deus está lhe ouvindo, isso já é o bastante - Ele certamente está ao seu lado. Se está passando por momentos difíceis, Ele está ainda mais perto de você! Deus está perto daquelas pessoas cujos corações se encontram partidos, pois é nesse momento que elas O buscam mais. Como lemos no versículo anterior, "com a tristeza do rosto se faz melhor o coração."
 
A experiência de falar com o nosso Criador é tão maravilhosa que, se pudéssemos, pararíamos o tempo e ficaríamos em Sua presença para Sempre. É interessante notar que facilmente nos esquecemos desse sentimento quando estamos ocupadas e, de imediato, vem à nossa mente a tentação de orar em pensamento. Achamos que não podemos parar para conversar com Deus pelo fato de termos coisas para fazer e lugares aonde ir; simplesmente não há tempo suficiente para orar. Sendo assim, somos levadas a momentos de lutas e tribulações e, rapidamente, achamos tempo para orar!

 A verdade e que quando estamos alegres tendemos a nos distanciar de Deus. Rapidamente nos esquecemos de Sua presença em nossa visa e passamos a dedicar o nosso tempo a coisas que não nos trazem benefício algum. Somos teimosas mas, ainda assim, Deus nos entende e está pronto para nos dar uma mão amiga quando nos voltamos para Ele. A oração vence a depressão, os pensamentos de suicídio, a insegurança, o vazio da alma e as decepções; conforta quando há perda de um ente querido; neutraliza a raiva, a ansiedade, o stress, etc.

Você conhece algum outro método de auto-ajuda mais eficaz do que esse?





0 comentários:

Postar um comentário